GOSTOU?ME SIGA!

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

ORAÇÃO PELOS AGONIZANTES


SANTA TECLA 
 É celebrada em 23 de setembro e venerada como padroeira dos agonizantes.


ORAÇÃO PELOS AGONIZANTES

Senhor, que livraste a Bem-aventurada Tecla,
virgem e mártir,
de três tormentos cruéis:
a fogueira, os leões e as serpentes,


nós vos pedimos que,
na vossa bondade,
vos digneis libertar esta alma
e conceder-lhe a graça de gozar convosco
dos bens celestiais.
Amém
***************************

Oração


Ó Deus, que livrastes Santa Tecla,
virgem e mártir, de três tormentos cruéis:
a fogueira, os leões e as serpentes,
eu vos peço que, em vossa bondade,
vos digneis libertar-me do pecado
e conceder-me a graça de gozar convosco
dos bens celestiais.
Amém.

Santa Tecla, rogai por nós.


*****************************

Santa Tecla não é citada na Bíblia, e a única fonte de informações sobre sua vida é o Atos de Paulo e Tecla livro escrito provavelmente no século II d.C. e tido como apócrifo.
De acordo com o livro, quando o apóstolo Paulo chegou à Icônio se hospedou na casa de Onesíforo, do qual Tecla era vizinho.Avisado por Tito, da chegada de Paulo, o cristão iconiense Onesíforo hospedou o Apóstolo em sua casa.


Em uma das suas conversas ou instruções Paulo falando da castidade, enalteceu o valor e a eminência desta virtude.


A jovem Tecla, moradora da casa vizinha da de Onesíforo, da janela aberta ouviu todo o discurso do Apóstolo.


Tanto se enlevou na doutrina sobre a virgindade, que deixou cair o plano de casamento.


As famílias, tanto da jovem, como do noivo, tudo fizeram para demover Tecla das suas idéias, por elas taxadas de exageradas, ou diabolicamente inspiradas.


São Paulo foi posto sob vigilância e finalmente encarcerado. Tecla, por sua vez, permaneceu firme nas suas convicções, procurou Paulo por diversas vezes no cárcere, o que lhe importou a vingança de Tamiris, que a denunciou ao Procônsul.


Este a condenou à morte pelo fogo, Mas das chamas da fogueira saiu ilesa.


Na cidade de Icônio formaram-se dois partidos, pró e contra Paulo e sua doutrina.


A luta terminou com uma feroz perseguição ao Apóstolo, o qual levou cruéis pancadas.


São Lucas fala de grandes resultados da pregação apostólica, e relata também o fato de em Icônio ter-se realizado um grande comício antipaulino, em conseqüência do qual, São Paulo e Barnabé tiveram de fugir apressadamente da cidade para não serem alcançados pelos calhaus de apedrejamento.

Tecla e São Paulo se encontraram ainda em Antioquia (Pisídia) e, pela última vez em Mira.

Em Antioquia Tecla foi novamente levada aos tribunais, e esta vez condenada às feras.
Atirada aos leopardos e tigres, estes se deixaram acariciar pela jovem, cujas mãos mansamente lamberam.

Em outro suplício ainda foi sujeita a fiel discípula de São Paulo.

Trancada numa caverna cheia de serpentes venenosas, estas nenhum mal lhe fizeram.
Fortíssima tempestade, que inesperadamente se desencadeou, fez os seus perseguidores apavorados fugir.

Os últimos anos de sua vida passou-os em Selêucia, onde conseguiu obter a conversão de muitos pagãos, e onde morreu com noventa anos de idade.

Seu corpo foi sepultado nessa cidade, onde foi erguida uma grande igreja em sua homenagem.

Atualmente parte de suas relíquias está em uma catedral em Milão.
Em sua martirologia, Beda afirma que Tecla é celebrada em 23 de setembro, data de sua festa ainda hoje na Igreja Católica.

Ela também é comemorada no dia 24 de setembro pela Igreja Ortodoxa.

Também é a padroeira da cidade de Tarragona, na Espanha, onde há uma grande catedral em sua homenagem.

Túmulo de Tecla, Ma'loula





Convento de Santa Tecla em Ma'loula Em Ma'loula, Síria, já um convento greco-ortodoxo de Santa Tecla, Deir Mar Takla, construído perto da caverna onde se acredita estar o túmulo da santa, um lugar de peregrinação com um poço sagrado.


A lenda local é que a montanha se abriu milagrosamente para proteger Tecla de seus perseguidores.

2 comentários:

  1. Santa Tecla em nome de Jesus venha ao meu auxílio eu humildemente imploro pelo teu socorro...concedeme a oportunidade de abrir a portaria e sede p mim dar aulas como professora eventual na escola Brasilisia em Santa Isabel pelo amor de Deus e em nome de Jesus....até dia 15/03/2921...amém...q meu milagre aconteça

    ResponderExcluir
  2. Santa Tecla por sua intercessão venho recorrer em nome de Jesus Cristo,socorre me senhora por favor,atenda me preciso muito abrir minha portaria p professora eventual até dia 15 de fevereiro de 2021...na escola Brasilisia em Santa Isabel SP

    ResponderExcluir

Que bom que você veio me visitar! Volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivo do blog

POSTAGEM EM DESTAQUE

Artesanatofofo Aulas e Dicas - INSCREVA-SE!

VISITE MEU CANAL NO YOUTUBE! TODA 5ª FEIRA , GRÁTIS UMA NOVA VIDEOAULA DE ARTESANATO Mais uma videoaula de crochê do meu canal Artesanat...

Quem sou eu

Minha foto
ARTESANATOFOFO AULAS E DICAS ( MEU CANAL DE ARTESANATO NO YOUTUBE) TODA SEMANA UMA NOVA AULA GRÁTIS