Diz-se que uma pessoa padece do Quebranto quando se queixa de fortes dores de cabeça, fraqueza ou prostração. Pode ainda querer significar aqueles períodos de má sorte ou azar persistente ou duradouro.
Estes estados físicos e/ou de espírito são muitas vezes fruto de um mau-olhado ou de inveja por parte de outras pessoas, mas também podem ser o resultado inadvertido da cura do Quebranto por parte de uma pessoa que estava muito longe, pois como vamos ver em seguida, esta maleita "propaga-se" através do vento.
Versão I
A Reza do Quebranto é feita por uma pessoa que não aquela que padece. Pode ser um familiar, um vizinho ou um amigo.
Pegam-se em dois pauzinhos de um "vassouro", de mato velho e seco, e põem-se ao fogo, um de cada vez, até ficarem brasa. Depois pega-se num desses pauzinhos e parte-se em pedaços mais pequenos para dentro de uma malga com água.
Ao colocá-los para dentro da malga dizemos as seguintes palavras:
- Se é Quebranto, eu te espanto
- Se é olhado, vai para o telhado
- Se é Quebranto, eu te espanto
- Se é olhado, vai para o telhado
Depois, a pessoa que diz a reza molha os dedos na água da malga e faz o sinal da cruz na testa daquele que padece do Quebranto.
Se os pedacinhos ficam à tona de água, é sinal que a pessoa não tem o Quebranto. Ao invés, se forem para o fundo, tal significa que sofre daquele mal.
A dúvida dissipa-se mais facilmente se os pedacinhos ficarem cruzados no fundo da malga. Repete-se este procedimento umas três vezes para se obter uma resposta clara.
Posto isso, faz-se novamente o sinal da cruz nas costas da pessoa do paciente com a malga e dizemos novamente:
- Se é quebranto, eu te espanto
- Se é olhado, vai para o telhado
- Se é quebranto, eu te espanto
- Se é olhado, vai para o telhado
Em seguida, o paciente pega na malga e dirige-se a uma encruzilhada (a um cruzamento ou entroncamento de várias estradas). Depois, vira-se de costas para o lado em que vai atirar a água contida na malga. Posto isso, atira o líquido por cima do seu ombro direito e vai-se embora sem olhar para trás.
Caso alguém pise a água que ficou no chão da encruzilhada, ela não contrairá o Quebranto, pois esse foi levado pelo vento para outras paragens.
Versão II
A seguinte reza também serve para curar o Quebranto, mas desta feita sem necessidade do rito atrás descrito. Pode-se dizê-la em qualquer lugar, até de uma janela:
- Conforme é certo nascer
- o menino de Deus em Belém
- Assim seja certo tirar o quebranto,
- mau olhado, ou mal de inveja, ou todo o mal atravessado
- Se [o nome da pessoa] o tem,
- vá tudo para o mar salgado.
E cospe-se para um dos lados. Para obter melhor resultado convém até cuspir entre cada uma das palavras.
OLA, achei esta reza forte so de ler mas vou achar alguém que
ResponderExcluirfaça p/ mim, sonia